sexta-feira, 31 de agosto de 2012

- O apostolo Paulo e a Salvação 4 -


4  SALVAÇÃO. É importante considerar o fato de que Paulo emprega uma rica diversidade de imagens para esclarecer que benefícios Cristo assegura aos cristãos. Um dos termos que ele utiliza com esta finalidade é, "salvação". Por razões óbvias, este termo normalmente é visto como  o principal , superando em importância os demais. Na verdade, ele possui uma série de associações especificas, que precisam ser analisadas. A noção básica é a de libertação do perigo ou da escravidão, abrangendo também a ideia de libertação de alguma forma de enfermidade fatal. Podemos ver noções como "cura" e "libertação" sendo englobadas por esse termo. Como já dissemos, Paulo vê a salvação como algo que possui uma dimensão passada (Rm 8.24), presente (ICo 1.18), e futura (Rm 13.11). Isso tem importantes implicações para uma compreensão escatológica da salvação.
Assim terminamos essa serie sobre a visão do apostolo Paulo sobre a salvação.


Fonte: Alister E. Mcgrath - Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

- O apostolo Paulo e a Salvação 3 -


3. REDENÇÃO. 

Esse termo primordialmente guarda o sentido de "assegurar a libertação de alguém mediante pagamento". No mundo antigo, que serviu de cenário ao pensamento de Paulo, esse termo poderia ser usado em relação à liberdade de prisioneiros de guerra, ou, ainda, para assegurar a liberdade daqueles que haviam sido vendidos como escravos, usualmente para pagamentos de dividas da família. A ideia básica de Paulo parece ser de que a morte de Cristo assegura a liberdade dos cristãos da escravidão, da lei e da morte, para que possam se tornar assim servos de Deus (I Co 6.20; 7.23).

Para a próxima e última edição desta série falaremos sobre a salvação, até lá.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

- O apostolo Paulo e a Salvação 2 -




Falamos anteriormente a respeito da ADOÇÃO, agora veremos a visão de Paulo com relação a justificação.

2. JUSTIFICAÇÃO. Especialmente das epístolas que tratam da relação entre cristianismo e judaísmo (como Gálatas e Romanos), Paulo declara que os cristãos foram "justificados pela fé" (Rm 5.1,2). De modo geral, considera-se que essa afirmação envolve uma mudança na posição legal do cristão aos olhos de Deus bem como a certeza de sua justificação final diante de Deus, apesar de sua natureza pecaminosa. Portanto, o termo "justificação" e o verbo "justificar" adquirem o significado de "entrar em relacionamento com Deus" ou, talvez, "ser tido como justo aos olhos de Deus". A reforma testemunhou um importante debate sobre o termo justificação. 

Não perca, próximo tópico a REDENÇÃO.

Até lá fiquem com Deus.

domingo, 26 de agosto de 2012

- O apostolo Paulo e a Salvação 1 -




Algumas imagens paulinas da salvação; As epístolas de Paulo determinaram-se a explicar alguns dos aspectos da fé cristã a seus leitores - em geral, em situações de controvérsia e a encorajar sua aplicação na vida dos cristãos.
Portanto, não deve surpreender-nos o fato de Paulo tratar, com frequência, da questão sobre aquilo que havia sido especificamente alcançado para os cristãos por meio da morte de cristo. Dentre as imagens utilizadas por Paulo com essa finalidade, agora analisaremos quatro delas:

1. ADOÇÃO. Em diversos pontos Paulo se refere aos cristãos como "adotados" na família de Deus (Rm 8.15,23; Gl 4.5). De modo geral acredita-se que Paulo esteja aqui se fundamentando em uma prática legal, comum à cultura grego-romana (embora não reconhecida pela lei judaica, o que é curioso). De acordo com diversos interpretes de Paulo como por exemplo, F.F. Bruce - referir-se aos "cristãos" como adotados na família de Deus é defender a tese de que os cristãos compartilham dos mesmos direitos herdados por Cristo e que portanto, receberão a glória que Cristo alcançou (embora somente após ter primeiro compartilhado de seu sofrimento).

Na próxima edição falaremos sobre a JUSTIFICAÇÃO, até lá. 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

- João 3.13,14 -


"Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."

Beba a água que Cristo lhe oferece, só Ele pode dar a água da vida eterna! Creia no que Ele diz, pois somente Ele, unicamente Ele, pode dar o que você precisa, creia que Jesus pode te dar tudo o que precisa, e Ele só precisa de uma coisa para agir em sua vida, a sua permissão.
Permita que o Espírito Santo entre dentro de você e conserte o que foi quebrado pela vida, não deixe de acreditar por causa de uma perda, por causa de um ganho maior, por causa do orgulho, ou por qualquer motivo... Somente aceite Deus te curar, e Ele te restaurará, como um oleiro faz com o vaso quebrado.
Tenha um bom dia!

Abraços

terça-feira, 21 de agosto de 2012