sábado, 11 de fevereiro de 2012

- Camafeus divinos no Antigo Testamento -


O Dicionário Aurélio define a palavra "camafeu" como "uma pedra semipreciosa, com duas camadas de cores diferentes, numa das quais é esculpida uma figura em relevo".
O antigo testamento nos oferece muitos "camafeus". Muitas coisas que aconteceram no AT foram planejadas por Deus para serem realmente assim. Deus frequentemente pedia aos homens que agissem de forma a tipificar o que Ele próprio poderia realmente cumprir. Por favor, isso nãosignifica que essas coisas não aconteceram de fato no AT. O que queremos dizer é que o acontecimento histórico foi também um típico prenúncio do que Deus ia cumprir em Cristo e em sua igreja no período do Novo Testamento.

Abraão oferece Isaque (Gn 22)



Nesse capítulo encontramos a história de Abraão sendo chamado por Deus para oferecer seu único filho, Isaque, como sacrifício no monte Moriá. O pai Abraão tomou pela mão seu único filho e depois de três dias de caminhada ofereceu-o como tipo no monte designado. Ali foi revelado o nome redento de Jeová Jireh: "O Senhor proverá". Um carneiro foi oferecido em sacrifício no lugar do único filho de Abraão. Hb 11.17-19 diz que Abraão ofereceu Isaque, o filho da promessa, e figuradamente recebeu-o de volta dentre os mortos.
Quem pode deixar de reconhecer este fato como um camafeu divino? A pedra preciosa da verdade foi esculpida numa camada tendo outra como fundo. Deu Pai no devido tempo oferecia seu Filho Unigênito, Jesus (Jo 3.16), no monte Calvário. Em relação ao sinal de três dias e três noites (Mt 12.39-40), o Filho da Promessa seria ressuscitado dos mortos depois desse mesmo período de tempo. Entretanto, em vez de um animal ser oferecido em seu lugar, como aconteceu com Isaque, Ele próprio seria oferecido, abolindo assim, de uma vez por todas, o sacrifício de animais do AT por meio de sua condição imaculada, perfeita, sem pecado.
Desse modo , Deus fez Abraão realizar de modo figurado no AT o que Ele, Deus realizaria de fato no NT. Este sem dúvida foi um camafeu divino!

- Os segredos do tabernáculo de Davi
Kevin J. Conner
Editora Atos

Um comentário:

  1. estou seguindo o blogg, faz um tempo que a Obreira Patricia deixou um comentario no nosso blogger www.msslouvor.blogspot.com, agradeço muito. e estou seguindo o seu blogger. Siga-nos tbm vlw. Sou Bruno fugazza lider do ministério de louvor. Estamso tbm no face.
    eu tenho um outr oblogger chamado armasdaadoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir