domingo, 26 de agosto de 2012

- O apostolo Paulo e a Salvação 1 -




Algumas imagens paulinas da salvação; As epístolas de Paulo determinaram-se a explicar alguns dos aspectos da fé cristã a seus leitores - em geral, em situações de controvérsia e a encorajar sua aplicação na vida dos cristãos.
Portanto, não deve surpreender-nos o fato de Paulo tratar, com frequência, da questão sobre aquilo que havia sido especificamente alcançado para os cristãos por meio da morte de cristo. Dentre as imagens utilizadas por Paulo com essa finalidade, agora analisaremos quatro delas:

1. ADOÇÃO. Em diversos pontos Paulo se refere aos cristãos como "adotados" na família de Deus (Rm 8.15,23; Gl 4.5). De modo geral acredita-se que Paulo esteja aqui se fundamentando em uma prática legal, comum à cultura grego-romana (embora não reconhecida pela lei judaica, o que é curioso). De acordo com diversos interpretes de Paulo como por exemplo, F.F. Bruce - referir-se aos "cristãos" como adotados na família de Deus é defender a tese de que os cristãos compartilham dos mesmos direitos herdados por Cristo e que portanto, receberão a glória que Cristo alcançou (embora somente após ter primeiro compartilhado de seu sofrimento).

Na próxima edição falaremos sobre a JUSTIFICAÇÃO, até lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário