sábado, 5 de janeiro de 2013

- Adorando no Deserto Lv.19.1,2 -


" Disse o Senhor a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo."
Levítico 19.1,2

   Deserto é uma região geográfica com terra seca, sem vegetação e inabitável. "Zona árida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, vegetação inexistente ou rara, relevo formado pela alteração de determinadas rochas, e desprovida de habitantes permanentes" (Dicionário Houaiss).

2. Era oferecido por intermédio de oferta santa.
   A oferta por meio dos holocaustos ou sacrifícios foi estabelecida pelo Senhor. Os sacrificios eram a base da santificação. Por meio deles realizava-se a propiciação dos pecados, e três lições eram ensinadas: primeira, o pecado ofendia a Deus e desencadeava a Sua irra e punição - o salário do pecado é a morte; segunda, a ira de Deus era suspensa ou a Sua justiça propiciada, somente através do sacrifício cruento - sem o derramamento de sangue não há remissão de pecado; terceira, todos os sacrificios e ofertas eram tipos do unico sacrificio que tira o pecado e estabelece a nossa comunhão com Deus - o sacrificio de Jesus ( Lv 17.11; Jo 1.29; Hb 9.25,26; 10.5-7,14).
   A exigencia fundamental da oferta de holocausto era que fosse "sem defeito": Se a sua oferta for holocausto de gado, trará macho sem defeito (Lv 1.3). Somente animais domesticos sem nenhum defeito deveriam ser oferecidos. Deus rejeitou o culto com ofertas defeituosas (Ml 1.12-14).
   A adoração cristã fundamenta-se na Nova Aliança (Hb 9.11-14). Jesus Cristo veio. Ele é a base da Nova Aliança. Quais foram as mudanças na adoração?
   - Jesus Cristo é o unico, perfeito e eterno sumo sacerdote de Deus (Hb 5.1-7;7).
   - Jesus Cristo realizou o unico, definitivo, perfeito e eficaz sacrificio para tirar os pecados do Seu povo (Hb 9.11-28). Ele põe fim aos sacrificios da Antiga Aliança.
   - Jesus Cristo é o cumprimento de toda a lei cerimonial. Ele é o tabernáculo (Jo 1.14; 2.19-22), Ele é o Cordeiro de Deus (Hb 10.1-18) e Ele é o novo mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5).
   Está franqueada ao crente a comunhão com Deus, pelo novo e vivo caminho aberto por Jesus Cristo (Hb 10.19-22). "Portanto, ofereçamos sempre por Ele (Jesus Cristo) a Deus sacrificio de louvor" (Hb 13.15a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário