quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

- Adorando no deserto Levítico 19.1,2 -


" Disse o Senhor a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo."
Levítico 19.1,2

   Israel era o povo da Aliança. Deus revelou a Israel três leis que regulamentariam a aliança. Estas leis são classificadas em Lei Moral, Lei Civil e Lei Cerimonial.
   E uma das ocupações principais do povo de Deus é a adoração. Os primeiros princípios para a adoração a Deus, aparecem na lei moral. O povo adorava no deserto.
   Observe que o livro - Exôdo e Levítico - é o registro de instruções dadas diretamente por Deus a Moisés (Êx 25.9), de dentro do Tabernáculo. Nada no culto a Deus foi copiado das nações pagãs e a marca fundamental do culto a Deus é a SANTIDADE. Seis características do culto santo:

1. Era oferecido ao Deus santo.
   O atributo da santidade de Deus é o principio determinante da adoração. Disse o Senhor a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo (Lv 19.1,2). A santidade de Deus é o atributo que delineia a adoração na Velha Aliança.
   A santidade de Deus pode ser definida como "aquela perfeição de Deus em virtude da qual Ele eternamente determina e mantém a Sua própria excelência moral, aborrece o pecado, e exige pureza de suas criaturas morais" (L. Berkhof).
   No culto cristão, Deus continua sendo o objeto da nossa adoração. O culto precisa ser agradável a Deus. Os sacrifícios feitos no Antigo Testamento, subiam como "aroma agradável a Deus" (Lv. 1.9, 13 e 17). O adjetivo "agradável" também é aplicado no culto do Novo Testamento (Rm 12.1). A idéia de Paulo é que o culto cristão é a oferta da nossa vida como um sacrifício agradável a Deus, semelhante aos sacrifícios do Antigo Testamento.

Viajando pelo Deserto. 13 Estudos bíblicos sobre como enfrentar as dificuldades da vida cristã. 2ª Edição - Maio/2009. SOCEP.

   Vamos continuar vendo até o fim dessa semana, como devemos agir no deserto, adorar a Deus, mesmo sofrendo. Se você começou o ano no deserto, aprenda como se levantar e andar, você só irá sair dele se aprender a caminhar, e, com Deus, tudo ficará melhor.

Feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário