segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As 7 qualidades de Davi- aos jovems

A poderosa paz do Senhor Jesus a todos, quero falar citar as 7 qualidades de Davi que encontra-se em: 1 Samuel 17 : 18 .


17-Disse Saul aos seus servos:buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo.

18-Então, respondeu um dos moços e disse:Conheço um filho de Jessé,o belemita,que sabe Tocar e é Forte e Valente, Homem de Guerra, Sisudo em Palavras e de Boa Aparência, e o Senhor é com ele.




Então irmãos devemos ser assim com Davi foi , se não somos procurar ser. Davi primeira mente sabia Tocar (louvar a Deus) qualquer um pode louvar mas será que todo louvor chega ate o Trono do Deus Todo-Poderoso, temos que apreender e sempre louvar em espírito e verdade, devemos nos desligar completamente de tudo do que nos rodeia e nos ligar no Trono do Senhor e só adora-lo, pois todo Louvor em espírito e em santidade liberta, cura, traz renovo, alegria, consolação, traz o poder de Deus( E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alivio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele. 1 Samuel-23).


Segundo temos que ser forte e valente sobre todas as circunstancias, desafios, provas, desertos que temos nessa vida terrena.

1 samuel 17 :37


disse mais davi: o Senhor ,que me livrou das garras do leão, das garras do urso, me livrará da mao desse filisteu. Entao disse Saul a Davi . Vai, e o Senhor seja contigo.


I) Leao ,urso e gigante


1) O Leão é um animal forte , voraz e devorador.com sua patada pode abir brechas . Sua queixada é 'poderosa

a) O leão -representa os desejos mais intensos da natureza humana e que não são faceisde serem vencidos : sexo-dinheiro-poder



sexo- o sexo desregrado que leva o homem a uma vida de imoralidade

dinheiro- o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males

poder- faz as pessoas perderem as referências de familia honestidade e faz viver num senso desprovido de moral.

b)o orgulho- é a realidade do homem,o homem pelo homem- soberba(Pv 6:16)- davi pedia a Deus para livrá-lo da soberba.

c) os problemas com potencialidade de destruição- representa os inimigos cruéis epoderosos e entre eles esta Satanás


2)O Urso- astuto,agil,garras grandes, força na pata, com o golpe de sua pata amassa a cabeça de qualquer animal e também do homem

a) o urso representa aquelas coisas que nos prendem , mas não conseguimos largar- bebida,cigarro,drogas,etc.

b) representa a competiçao da vida, sempre tem alguem mais agil que nós.

c)representa os duros golpes da vida:traiçoes,perdas,ingratidões,injustiças

3)Filisteu = Gigante =2,75m de altura.

a)simbliza/representa os grandes desafios de nossa vida . Qual o seu grande desafio?

b)representa o que é maior do que você . Mas nao se compara a seu Deus.



c)representa aquilo que é mais bem preparado do que eu.




II) Lições

1)As experiências advindas de lutas e adversidades nos fazem crescer.Davi estava preparado emocionalmente, mas Israel nao estava preparado,pois numca tiveram de enfrentar uma força maior ou parecida. Davi olha e nao te medo , quer enfrentar.Oexercito teve medo e Davi teve fé.O povo de Israel nao teve percepção espiritual e Davi teve.

2)Jesus nos prepara para confrontos maiores.

3)Existe a lei da proporcionalidade:quanto maior a luta, maior será a vitoria.

4)o melhor dos homens nos atrapalha.(quando Saul queria vestir a armadura em davi)

5)Nao somos nós , nem oque somos , nem o que temos que nos faz vencer, e sim Jesus em nossas vidas.

6)precisamos depender totalmente de Deus.



Falar bem -Davi foi um exemplo de adolescente por saber se colocar as situaçoes com seu falar.

Alem dos mais belos salmos que cantava ,se Davi sabia falar bem, é porque a palavras de Deus era fonte em sua boca. tinha uma palavra firme.Davi tinhaalgo de Deus sempre p/ dizer , e ter algo a dizer é essencial.



Boa aparencia-Davi era o que era .Nao fingia ter uma personalidade diferente, um carater mais bonito.Davi se mostrou diante do rei da forma como era , sem mascaras.Quando ses defeitos eram conhecidos ele se arrependia e mudava de aitude.Quando suas virtudes eram mostradas ele não se orgulhava , mas trtava de ensina-las ao proximo.

Bom de aparencia aqui significa bom senso e coerencia.Davi era conhecido pelo vestir simples, mas adequado ao local onde estava , era conhecido pelo agir discreto, mas relevante a nação. Davi era típico garoto agradável. ele se lembrava , todos os dias , do que Deus disse a Samuel: A Beleza mas importante é a do coração e nao a exterior.

Por isso, todos os adolescentes podem ser belos, formosos e chamar a atençao. basta seguir o caminho de cristo , tomar a cruz , negar-se a si mesmo e se tornar um discipulo. Carregar a Palavra no coraçao, eis ai a formula da beleza



O Senhor está com ele- Davi era crente . Nao se tornou crente e bom moço quando foi ungido por Samuel, ouquando foi chamado pelo rei. Não ,Davi ja era muito crente .

No palacio, no meio da corte, Davi foi aquele que era no pasto , no meio das ovelhas. Sem duvida ele deve ter tomado um banho, colocado a melhor roupa , dve ter ficado admirado com a beleza do palácio, feliz por estar ali e nervoso por apresentar-se ao rei da nação.Mas certamente , foi exatamente o que era, Davi o filho caçula de Jessé.

Dav podia agir assim, pois sua vida com Deus estava em dia .Se Deus chamasse Davi a se apresentar perante Ele, Davi seira exatamente o que era.Não tentaria recuperar todos os momentos em que podia ter seguido á Biblia ? Nao gastaria mais horas em oraçao ou fazendo bem ao proximo? Davi sempre teve sua vida espiritual em dia com o Senhor

Hoje, nós adolescentes devemos pergntar a sim mesmo : " O que farei se jesus voltar hoje?" A resposta deve ser esta :"continuarei fazendo o mesma coisa que faço agora, pois tudo o que faço honra ao senhor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário