domingo, 17 de julho de 2011

- Disciplina -

Paz do Senhor amados,
Hoje vamos falar um pouco sobre disciplina.
Você acha que seus filhos, precisam de disciplina para viverem melhor? Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer sobre isso?

O que significa disciplina?
Disciplina é um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com frequência em Provérbios significa "estreitar ou cercar". Disciplinar é ensinar nossos filhos os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida. Mediante a disciplina, ajudamos eles a aprederem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente as pregações, cantarem e dançarem em seus devidos lugares os louvores, sem ter que ficar saindo do seu lugar para pegá-los lá na entrada da igreja, a sentirem e mostrarem respeito pelos pais, professores, pastores, amigos e por Deus e a sua palavra; a ficarem na fila junto com os pais no mercado ou no banco, esperar a sua vez na hora de ir brincar em algum brinquedo, saberem perder, a participarem harmoniosamente com os outros nas músicas, artes e jogos.
A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.

Para disciplinar você precisa ter calma e tranquilidade, respeitar o que eles dizem e exortá-los com amor. Não grite, gritar só irá piorar as coisas, use sua autoridade como pai/professor/pastor, e converse, pois assim a criança entenderá o que está acontecendo.
Pergunte o quê ela fez e não o porquê, se ela se recusar a falar, não se irrite, fale você mesmo o que você viu, e fale que você não gostou daquilo, com palavras fáceis e compreensivas, sempre usando uma voz firme e autoritária. E nunca passe " a mão na cabeça" de seu filho só porque ele é pequeno, isso prejudicará muito seus filhos mais velhos e o próprio favorecido.

Deus nos amou como estávamos, todos sujos do pecado, Ele nos convidou para sermos disciplinados, e aceitamos, e com amor, Jesus nos disciplina a cada dia. Faça como Ele, discipline as jóias que Deus te deu, pois você não terá outra chance para dar-lhes o amor da disciplina.

"Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai? Se vocês não são corrigidos como acontece com todos os filhos de Deus, então não são filhos de verdade, mas filhos ilegítimos. No caso dos nossos pais humanos, eles nos corrigiam, e nós os respeitávamos. Então devemos obedecer muito mais ainda ao nosso Pai celestial e assim viveremos...Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz.".
Hebreus 12: 7-9, 11

Essa foi a dica de hoje irmãos, não deixe seus filhos viverem "largados" e sem regras, ame-os, eduque-os, discipline-os, amém?!

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário