sexta-feira, 1 de julho de 2011

- Colunas do Tabernáculo -



Sem, filho mais velho de Noé (Gn 5,32;6,10; 1Cr4,1,17). Ele e sua esposa acompanharam o patriarca na arca durante o Dilúvio (7.13; 9.18). O principal incidente na vida dele registrado na bíblia encontra-se em Gênesis 9.18-26. A despeito da destruição dos pecadores nas águas e do aparente começo de uma nova vida para Noé, o coração do ser humano continuava mau. O patriarca encontrava-se embrigado e despido em sua tenda. Cão, outro de seus filhos, provavelmente tirou algum proveito da situação, embora o texto não deixe claro qual foi exatamente o seu pecado. Quando ele saiu e contou aos dois irmãos, Sem e Jafé,eles entraram na tenda e, de costas, cobriram a nudez do pai com uma roupa, "de maneira que não viram a nudez do seu pai" (Gn 9.23).
Essa atitude fez com que Sem fosse abençoado a maldição. Sem viveu em torno de 600 anos e tornou-se ancestral dos povos que falavam a língua semita (Gn 10.22-31), enquanto Cão tornou-se ancestral dos cananitas. Sem tornou-se também ancestral do povo de Deus e ancabeça a genealogia que introduz Torá, o pai de Abraão (Gn 11.10-32). Mencionado na genealogia de Jesus, em Lucas 3.36.

Sem honrou seu pai, não vendo a sua nudez, e foi abençoado na terra e nos céus, tendo seu nome escrito na genealogia de Jesus.
Honre, e serás honrado na glória.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário