sábado, 29 de dezembro de 2012

- A cura de uma mulher enferma. Lucas 8.42b-48 -


"Enquanto ele ia, as multidões o apertavam. Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar [e que gastava com os médicos todos os seus haveres], veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia. Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro [com seus companheiros] disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem [e dizes: Quem me tocou?]. Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada. Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz." Lc 8.42b-48

   Uma hemorragia crônica (fluxo de sangue) havia tirado a saúde e excluído aquela mulher da sociedade (tornando-a impura lei - Lv 15.19-30), por doze anos (Mt 9.20; Mc 5.25) Jesus sente e abençoa a fé demonstrada por ela, curando sua enfermidade e a restituindo ao convívio familiar e social através do testemunho público.
   Para uma pessoa que passou tanto tempo sendo desprezada e humilhada, Jesus reserva uma palavra especial: filha, expressão de ternura que não aparece em nenhuma outra citação de Jesus nos evangelhos.
   É a confiança na esperança (Jesus) que produz a ação (17;19), e uma paz que independe das circunstâncias (7,50).

Comentário retirado da Bíblia King James - BKJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário