quarta-feira, 20 de abril de 2011

Série: Colunas do Tabernáculo

Paz do Senhor meus irmãos!
Espero que esteja tudo bem com vocês!
A partir de hoje, estarei escrevendo uma nova "série" de estudo que se chama "Colunas do Tabernáculo".
No tabernáculo que Deus mandou Moisés construir no Egito, tinham 60 colunas que Sustentavam os lençóis de linho fino branco, e cada coluna representa um homem da genealogia de Cristo. O que não é de se duvidar, Adão, é o primeiro.

Adão
Alguns estudiosos sugerem que o vocábulo adão vem do hebraico, e significa "solo"; mas não se pode ter certeza disso.
Adão, feito por Deus, tornou-se o primeiro ser humano a habitar a recém-criada Terra. Os primeiros capítulos de Gênesis descrevem a criação. O homem distingue-se claramente de todo o resto. Feito "à imagem de Deus", recebeu domínio sobre toda a criatura terrena. ele tinha em si o sopro do Senhor e foi colocado no Jardim do Éden, para obedecer aos mandamentos de Deus, principalmente o de não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Adão trabalharia e cuidaria desse paraíso e Deus fez-lhe a mulher, paa ajudá-lo a cumprir as tarefas para as quais fora criado. Ele descreveu sua esposa como "osso dos meus ossos, e carne da minha carne". Ambos foram feitos sem pecado e viviam na inocência.
A maneira como a Bíblia descreve Adão nesses primeiros capítulos ajuda o leitor a entender a comunhão entre Deus e sua obra-prima. Nosso primeiro pai não era como os animais. O domínio sobre o resto da criação que lhe fora confiado no pricípio seria também exercido por seus descendentes, enquanto a Terra existisse. O Senhor conversava com Adão. Além dessa comunhão íntima, os dois primeiros capítulos servem também para reforçar a completa dependência que o homem tinha de seu Criador.
Gênesis 3 descreve o pecado de Adão. Acomunhão com Deus e a sujeição ao Criador, mostradas nos dois primeiros capítulos, são repentinamente destruídas. Eva foi tentada pela "serpente"(Satanás) e comeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Além disso, ofereceu-o a Adão. A pureza da criação foi imediatamente corrompida. Nus, sem nenhum constrangimento, de repente seus olhos foram "abertos", ficaram envergonhados, e buscaram meios de se cobrir. O desejo de se vestirem foi um reflexo de tentar se esconder da presença de Deus, a quem sabiam que desobedeceram. Assim, antes estavam felizes em caminhar com o Senhor e obedecer aos seus mandamentos; agora se escondem de Deus, quando Ele passeia pelo Jardim. A única conversa entre o Senhor e Adão registrada na Bíblia é aquela em que ele tenta jogar a culpa sobre a mulher por tudo o que acontecera.
Após de Adão e Eva serem postos para fora no Éden, Adão constitui sua família, na qual geração dura até os dias de hoje...

Um comentário:

  1. Como é bom saber que o Senhor levanta homens, na terra para ser colunas em suas gerações para fazerem a diferença,são os da geração que não aceitam Jezabel, não é verdade.

    ResponderExcluir