domingo, 7 de julho de 2013

- Jesus no refúgio -


Josué 20.1-9

Antes de morrer, Moisés designou três dessas cidades ao leste do rio Jordão. A primeira, Bezer, no sul do planalto do território que pertencia à tribo de Rubem, encontrava-se ao leste da extremidade setentrional do mar Morto; a segunda, Ramote, em Gileade, pertencia à tribo de Gade, e encontrava-se aproximadamente no meio da parte oriental da terra ocupada por Israel; a terceira, Golã, em Basã, estava no norte do território de Manassés.5 Depois de os israelitas terem cruzado para o lado oeste do rio Jordão, Josué designou mais três cidades de refúgio: Hebron, no sul do território de Judá; Siquém, na região montanhosa central de Efraim; e, para o norte, Quedes, no território de Naftali, que mais tarde era conhecido como a região da Galileia Todas essas cidades eram cidades levitas, e uma delas, Hebron, era cidade sacerdotal. Além disso, por terem sido postas à parte como cidades de refúgio, tinham categoria sagrada, segundo a lei israelita.
Chegando à cidade de refúgio, o fugitivo devia expor seu caso aos anciãos junto ao portão da cidade, e devia ser recebido hospitaleiramente. Para impedir que assassinos deliberados se aproveitassem desta provisão, o fugitivo, depois de ter entrado na cidade de refúgio, tinha de ser julgado junto aos portões da cidade que tinha jurisdição sobre o lugar onde ocorreu o homicídio, para provar a sua inocência. Quando julgado inocente, era devolvido à cidade de refúgio. Todavia, sua segurança só podia ser garantida se permanecesse na cidade pelo resto da sua vida, ou até a morte do sumo sacerdote. Não se podia aceitar nenhum resgate para alterar esses termos. Nem mesmo o altar sagrado de Jeová, Deus provia proteção aos assassinos, como foi ilustrado no caso de Joabe.
No Novo Testamento, as cidades de refugio tornaram se um tipo, ou símbolo da salvação encontrada em Cristo.
1º Quedes ( Lugar Santo – santidade)
A santidade de Jesus se torna a esperança dos impuros, somente o que é limpo pode limpar. Somente nele os pecadores se tornam santos.
2º Siquém: (Ombro – descanso)
Um refugio para o cansado. A ovelha perdida achou segurança e descanso nos ombros do bom pastor. Cristo levou nossa culpa sobre os seus ombros e sobre ele leva também nossos cuidados, apreensões e tristezas.
3º Hebrom: (Comunhão)
Um refugio para o proscrito (sem lar, sem amigos, solitário). O homem é espiritualmente um peregrino sem lar, como a pombinha da arca de Noé, fora da arca nenhum descanso, nenhuma segurança. Assim Jesus é para a alma o refugio de amor e comunhão.
4º Bezer: (Fortaleza – segurança)
Refugio para o fraco. O homem não é apenas pecador, mas um pecador fraco. Cristo é a fortaleza que nunca pode ser destruída ou tomada.
5º Ramote: (Exaltado – exaltação)
Um refugio para o sem esperança. Aqueles que depositam suas esperanças no mundo não têm esperança. Cristo é a nossa esperança. Jesus é o nosso Ramote, nenhuma montanha pôde salvar ninguém do dilúvio, só se salvaram os que foram levantados na arca. Ele é a arca da esperança.
6° Golã: (Separado – separação)
Um refugio para o tentado. Muitos são mais tentados no mundo porque brincam com o mundo, ainda não fugiram para Jesus como sua cidade de separação.

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