terça-feira, 16 de julho de 2013

- Orar de Joelhos -



gonupetw
gonu (gony) “joelho”; gonupetew (gonypeteo), “cair sobre os joelhos”, “ajoelhar-se diante de”.
CL - No mundo gr., que adotou do oriente este costume, “ajoelhar-se” era praticado pelo escravo diante do seu senhor, e pelo suplicante diante dos deuses, mas esta praxe usualmente se expressava, não por gonypeteo mas, sim, proskynêsis e hiketeia, embora seja diferente a idéia básica.

AT A cerimônia oriental do ajoelhar-se apareceu em Israel somente quando seus reis adotaram o estilo dos grandes monarcas orientais, e exigiam expressões semelhantes de servilidade (1Cr 29:20). Ao mesmo tempo, há evidência que o costume oriental generalizado de ajoelhar-se diante dos deuses também foi adotado, de modo que, no AT, prostrar-se é sinal de submissão e homenagem, de humildade e reverente temor diante do Onipotente Deus (SI 95:6). Além disto, o AT caracteristicamente olha para a futura era messiânica da salvação, quando a praxe será continuada (Is 45:23).
NT 1. Aparte de Hb 12:12 (cf. Is 35:3), gony, “joelho” , somente ocorre no NT em associação com verbos que significam “dobrar o joelho” , “ajoelhar-se    diante de”. No NT, o plur. ta gonata se combina com tithenai (Mc 15:19;Lc 5:8; 22:41; At 7:60, 9:40; 20:36; 21:5) ou kamptein (Rm 11:4, citando 1 Rs 19:18; 14:11 citando Is 45:23; Ef 3:14; Fp 2:10), para formar a frase “dobrar os joelhos”.
Expressa:
(a) Reverente temor diante de um superior, ou homenagem diante de um rei, i.é o reconhecimento do seu poder e soberania (como em Mc 15:19, onde a frase ocorre em paralelo com proskyneo, sem qualquer diferença real no sentido); a adoração e veneração que se deve exclusivamente a Deus e não a qualquer ídolo (Rm 11:4); o reconhecimento de Deus como Juiz supremo (Rm 14:11) ou o reconhecimento que Jesus em Sua majestade universal e significância cósmica, é Senhor de tudo (Fp 2:10).
(b) A frase é especialmente importante em Lc 5:8, onde expressa a atitude humilde de um homem que, tendo recebido a graça abundante de Cristo, reconhece não somente a sua condição pecaminosa e perdida, como também a natureza totalmente imerecida da dádiva recebida. Aqui, ao prostrar-se diante de Jesus, demonstra o arrependimento, aquela mudança de direção que marca o início da fé. De modo semelhante, em Jo 9:38 proskyneo é sinal de fé em Jesus.
(c) Em outras passagens, “cair de joelhos” é simplesmente o gesto que se associa com a oração (cf. proseuchomai; deomai, aiteo,) ressaltando a sinceridade e a urgência (e.g. Lc 22:41; At 7:60; 9:40).
2. O verbo simples gonypeteo também se emprega (e.g. Mt 27:29), especialmente para intensificar a urgência de um pedido ou pergunta ("‘rogar de joelhos” ), e.g. Mt 17:14; Mc 1:40 (cf. o uso paralelo de proskyneo em Mt 8:2); 10:17.

Fonte: Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento - Colin Brown.

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