2 Reis 2.1-14 – Quatro Estágios para a vida
Segunda Parte:
BETEL LIDANDO COM O MUNDO
De Gilgal, agora temos de avançar em nossa jornada
até Betel. O que significa o nome Betel? Novamente, descubramos onde, na
Bíblia, Betel é mencionado pela primeira vez e, assim, poderemos decifrar o que
significa para nós hoje em dia. Leia, por favor, Gênesis 12.8. Betel era o
lugar onde Abraão edificou um altar. Um altar tem o propósito de estabelecer
comunicação com Deus quando a pessoa oferece sacrifícios e entrega-se a Ele por
inteiro. Gênesis 12.9-14 relata a descida de Abraão ao Egito. Ali, ele não
edificou qualquer altar. Sua comunicação com Deus foi interrompida, e o seu
coração de consagração, posto de lado o que. Assinala a diferença entre Betel e
Egito. Logo, Betel significa tudo o que é contrário ao que o Egito representa.
Gênesis 13.3 e 4 registra algo muito significativo: "Fez as suas jornadas
do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre
Betel e Ai; até ao lugar do altar, que outrora tinha leito; e aí Abraão invocou
o nome do SENHOR".
Abraão havia perdido a comunhão com Deus enquanto
estava no Egito. Contudo, quando voltou ao lugar original, ou seja, Betel, ele
invocou, mais uma vez, o nome do SENHOR. Apenas na Betel espiritual as pessoas
terão comunhão com Deus e se entregarão a Ele. Por conseguinte, ao passo que
Gilgal fala a respeito de vencermos a carne, Betel fala sobre vencermos o
mundo, pois, nas Escrituras Sagradas, o Egito representa o mundo.Vencer o mundo
é uma condição para o arrebatamento e para receber o poder do Espírito Santo.
Nossa vida deve chegar ao ponto de o mundo ser incapaz de afetar nosso coração.
Quanto, na verdade, estamos separados do mundo? Será que expressamos, por nossa
vida, que nos separamos do mundo? Será que as nossas atitudes e palavras
demonstram que não pertencemos mais a este mundo? E quanto às nossas intenções?
Será que alimentamos algum desejo secreto pelas coisas do mundo? Será que, de
forma sub-reptícia, buscamos louvor dos homens?Será que nos permitimos sofrer
muito interiormente por causa da calúnia dos homens?Quando sofremos alguma
perda material, sentimos esta perda com intensidade? Existe alguma diferença
entre o que sentimos pelo mundo e o que as pessoas do mundo sentem?Se nosso
coração não vencer completamente o mundo, e, se as pessoas, coisas ou os
acontecimentos deste mundo ainda ocuparem lugar dentro de nós, não seremos
capazes de atingir nosso objetivo. O crente deve pagar o preço por seguir ao senhor
se espera ser cheio do Espírito Santo (...). Precisamos abrir mão do mundo e
aprender a comunicar-nos com Deus no altar da consagração. A consagração e a
comunhão são indispensáveis. No Egito, não era normal haver fome;
todavia,quando havia, sobravam apenas os velhos grãos para sustentar os
moradores. Contudo, em Canaã, parecia ocorrer fome com freqüência. Espiritualmente falando, isso indica que, no
mundo,há pouca ou nenhuma fome, pois aquele que vive no mundo não apenas está
no mundo, mas também pertence ao mundo.Porém, para as pessoas que vivem em obediência
a Deus, às vezes haverá fome, pois, pela comparação, há pouca ou nenhuma
tentação no mundo, ao passo que no caminho da obediência podem existir muitas
tentações.Entretanto, esse é o caminho para o poder para o arrebatamento. Ainda
que a tentação seja grande, sempre há livramento com Deus (veja 1 Co
10.13). Logo, sejamos vigilantes e fiéis. Se não formos cautelosos, voltaremos
ao Egito, onde não existem consagração ou comunhão com Deus. Permanecer no
Egito, ainda que temporariamente, significa pecar durante certo tempo. Deve ser
muito patético e digno de dó alguém "fixar residência" permanente ali.
Embora a pessoa possa até evitar a tentação, não existe altar no Egito. Algumas
pessoas são semelhantes a Abraão, que não foi diretamente ao Egito. Primeiro
ele rumou para o Oriente, que era na direção do Egito,embora não houvesse ainda
chegado ao Egito. Estar no Oriente pode ser descrito espiritualmente como pertencer
metade ao mundo e metade a Deus. No entanto, no Oriente também não existe
altar: não há comunhão com Deus. Betel, por sua vez, é um local
completamente separado, não se trata do Egito do mundo nem do Oriente da
aceitação carnal. Calcula-se que entre dois e três milhões de israelitas saíram
do Egito, ainda que Deus não tenha permitido que nenhum deles edificasse um
altar no Egito. Para que esses israelitas servissem a Deus de verdade, era
preciso que partissem do Egito e viajassem durante três dias (Ex 8.25-27)!No
Egito, eles poderiam realizar a Páscoa, pois Deus os havia libertado do castigo
do pecado que era a morte. Porém, para que estivessem sob o nome do Senhor e O
adorassem, precisavam abandonar o Egito.
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